sábado, 17 de outubro de 2009

QUEBRA DO EQUILÍBRIO AMBIENTAL

Alterações bióticas

1-introdução de espécies: ao introduzir uma nova espécie a um ambiente, a resistência da natureza acaba não ocorrendo (não há predadores, grande oferta de território para reprodução, alimento farto...) assim, há um aumento em sua população, que provoca desequilíbrios ecológicos.

2-Extinção de espécies:
-Por processos naturais: sempre ocorreu e continuara ocorrendo. É o resultado das constantes modificações dos ecossistemas e da seleção adaptativa (EX: fosseis.).
-Pela ação humana: decorrente principalmente pela caça indiscriminada e criminosa de animais, principalmente daqueles com grande resistência ao meio e baixo potencial biótico.

Alterações abióticas: alterações que provoque desequilibro e prejudique a vida(poluição ambiental),pode ser causada pela liberação de energia ou matéria.

1-Poluição sonora e térmica: gerada pela a liberação de energia (som, luz, calor). A poluição sonora provém do barulho ou volume alto de determinados aparelhos (carro, fabrica...),pode vir a provocar a longo prazo diminuição da audição e ate surdez alem de ser um fator para desarmonia nas cidades.A poluição térmica dá se pelo aumento da temperatura do ar ou água(por fabricas,usinas..),provocando alteração no meio.seus efeitos são mais graves na água ,onde o aumento da temperatura pode gerar desoxigenação e desenvolvimento de fungos e bactérias

2-Poluição do ar: causado pelo aumento de co2, pela introdução de partículas em suspensão no ar e a introdução de gases poluentes (co,so2,o3,no2 e hidrocarbonetos). Gerados principalmente pelas queimadas, indústrias siderúrgicas e queima dos combustíveis fósseis, o motor a explosão dos combustíveis realizam a queima incompleta de combustível, o que libera CO, hidrocarbonetos e oxido de nitrogênio.Os hidrocarbonetos juntamente com o oxido de nitrogênio e a luz solar provocam o aparecimento de O3 e PAN que a longo do tempo acabam ocasionando desconforto respiratório,irritação nos olhos e nos vegetais, o O3 aumenta a taxa respiratória,que morrem por consumir desnecessariamente glicose , e o PAN inibe a fotossíntese. Fruto da queima de diesel e carvão mineral (liberação so2 e no2) que reagem com o vapor de água da atmosfera, surge o acido sulfúrico e nítrico, a chuva ácida mata plantas, animais, contamina o solo e água e vai corroendo, com o tempo, monumentos históricos. As partículas sólidas em suspensão no ar são levadas pelas correntes de convecção para as camadas mais altas da atmosfera,onde se dissipam,reduzindo a poluição, porem caso a massa de ar quente penetre na de ar frio, as correntes de convicção tornan-se fracas e “aprisonam” as substancias poluidoras. Este processo é denominado inversão térmica.

3-Poluição por elementos radiativos: é causada pela destinação incorreta ou vazamento de resíduos radioativos proveniente de diversas fontes que utilizam a energia nuclear(ex:Chernobyl e Goiânia) e se caracteriza pelo alto grau de periculosidade devido a capacidade de causar alterações nas estruturas das células provocando, assim, alterações no organismo como um todo.

4-por substancias não-biodegradaveis: São aquelas que não sofrem decomposição (DDT e metais pesados). Essas substancias se acumulam nos tecidos dos organismos e vão se concentrando ao longo das cadeias alimentares,acarretando diversos problemas aos indivíduos. Será mais prejudicado pelos agentes não biodegradáveis aquele que estiver no topo da cadeia já que estará ingerindo todo aquele material não biodegradável acumulado no corpo dos níveis abaixo do seu.

5-Poluição por derramamento de petróleo: causados principalmente por acidentes com navios petroleiros, plataformas de petróleo e pela água usada na lavagem dos reservatórios de petróleo, o derramamento desta substancias pode bloquear a passagem de luz nos oceanos impedindo a fotossíntese e a troca de gases entra água e ar,pode vir a matar animas aquáticos por intoxicação ou asfixia e nas aves por exemplo,a impregnação de petróleo nas penas impede o vôo e a termorregulação.Podem atingir regiões dos manguezais,afetando plantas e animais alem de destruir a principal área de reprodução das espécies marinhas

6-Poluição por eutroficação: corresponde ao aumento excessivo de nutrientes na água. Este aumento de nutrientes pode ser causado por resíduos urbanos, industriais ou agrícolas, que aumentam o numero de bactérias aeróbias e retiram oxigênio da água, causando a morte dos organismos aeróbios.com a redução do oxigênio e a mortalidade destes organismos, ocorre um grande desenvolvimento de bactérias anaeróbias.

7-O lixo: Soluções
1-remover o lixo de um local e transferi-lo para outro, na periferia das cidades, formando os chamados LIXÕES a céu aberto. Este método é inaceitável, além do mau cheiro, pode propagar graves doenças.
2-Aterro sanitário: solo é preparado para impedir que o lixo contamine o solo, depois faz-se camadas alternadas de lixo e terra,onde bactérias anaeróbias o decompõe e produzem metano,que pode ser reutilizado ou queimado
3-Incineração: utilizado para lixo hospitar, porem gera um pouco de poluição no ar pela emissão de fumaça
4-Compostagem: transforma a parte orgânica do lixo em um composto que pode vir a servir de fertilizante. Este método contribui para a agricultura e no processo de reciclagem. Porem para realizá-la é necessário que se efetue a coleta seletiva, separando-se a matéria orgânica do resto do lixo.