Fluxo de energia:introdução
As plantas e algas (autótrofos) convertem a energia luminosa em energia química que fica disponível aos sistemas vivos. Quando um ser heterótrofo se alimenta de um autótrofo (consumidores primários), ocorre uma alimentação direta da matéria orgânica produzida pelo autótrofo. Quando um ser heterótrofo se alimenta de outro heterótrofo (consumidores secundários e assim por diante), ocorre agora uma alimentação indireta da matéria orgânica produzida pelo autótrofo, tornando a transferência de energia na cadeia alimentar unidirecional, pois a cada nível trófico, parte da energia que ingressou na cadeia alimentar é dissipada nas atividades vitais e a outra é liberada sob forma de calor.
Os decompositores são o ultimo elo dessa transferência de energia, onde ao longo desse processo a matéria orgânica poderá ser reciclada.
-Pirâmides ecológicas
Pirâmides ecológicas representam, graficamente, o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos no decorrer da cadeia alimentar. Para tal, cada retângulo representa, de forma proporcional, o parâmetro a ser analisado que podem ser números, biomassa e energia. Porém todas possuem o inconveniente de não representar o nível dos decompositores.
1. Pirâmide de números
Representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico da cadeia alimentar proporcionalmente à quantidade necessária para a dieta de cada um desses.Dependendo do ecossistema pode ser direta(ápice para cima) ou invertida(ápice para baixo).É pouco utilizada por ecologistas pois não representa adequadamente a quantidade de matéria orgânica dos níveis tróficos,ela considera o número de indivíduos,ignorando seu tamanho.
2. Pirâmide de biomassa
Biomassa é representada pelo peso seco consumido numa cadeia alimentar e expressa em termos de quantidade de matéria orgânica por unidade de área. É direta nos ecossistemas terrestres que tem produtores com biomassa muito maior que os consumidores. Porém, é invertida em ecossistemas aquáticos onde os produtores são bem menores e consumidos em grande quantidade por consumidores cada vez maiores.
3. Pirâmide de energia
Construída levando-se em consideração a biomassa acumulada em determinada área ou volume por unidade de tempo. Por considerar o fator tempo a pirâmide nunca é invertida.
O primeiro nível da pirâmide corresponde a quantidade de alimento produzida pelos autótrofos, que é denominada de produção primaria bruta (PPB).parte da PPB é usada na respiração e a outra parte é liberada em forma de calor.a matéria orgânica não utilizada na respiração é armazenada nos tecidos nos tecidos dos autótrofos e disponível aos níveis seguintes,isso é denominado de Produção primaria liquida(PPL=PPB - respiração).O PPL constitui a energia disponível para o segundo nível trófico,representado pelos herbívoros,que passam pelos mesmos procedimentos dos autótrofos e fornecem energia aos carnívoros que passam pelos mesmos processos.quando o herbívoro fornece a energia ao carnívoro ocorre a chamada produção secundaria.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário