segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Lendo o mapa

Curvas de nível: curvas altimétricas ou linhas isoípsas são linhas imaginaria do terreno que ligam pontos da mesma altitude acima ou abaixo de uma determinada superfície de referencia, geralmente o nível do mar. Método muito usado para representar o relevo. Quanto mais próximas as linhas umas das outras, serão barrancos, quanto + longe uma das outras + planas serão.

coordenada geográfica: São linhas imaginárias pelas quais a Terra foi “cortada”, essas linhas são os paralelos e meridianos, através dos paralelos e meridianos é possível estabelecer localizações precisas em qualquer ponto do planeta.

Plano Equatorial: É um plano imaginário que divide a Terra em dois pólos: norte e sul de forma igual, mas de uma maneira metafórica é o mesmo que cortar uma laranja em duas partes iguais com uma faca.

Equador: circunferência imaginaria determinada pelo plano equatorial na superfície da terra

Paralelos: São linhas imaginárias paralelas ao plano equatorial. 

Meridianos: São linhas imaginárias paralelas ao meridiano de Greenwich que ligam os pólos norte e sul

Latitude: é a medida em graus entre um ponto qualquer da superfície do globo num arco do meridiano, e a linha do equador

Longitude: é a medida em graus entre um ponto qualquer da superfície do globo num arco de paralelo, e o meridiano de Greenwich

Fuso: 

Horário de verão: período do ano em que os dias têm maior duração que a noite. Foi adotado pela 1ºvez em 1931 visando a economia de energia, porem sua pratica não foi continua. Desde 1985 voltamos a usar o horário todos os anos, apenas nos estados onde ocorre diferença de fotoperiodo no dia, indo de outubro a fevereiro. (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e distrito federal.)

Rotação: A rotação da Terra é o movimento giratório que a Terra realiza ao redor do eixo polar no sentido oeste-leste. Esse movimento é responsável pela alternância entre dia e noite e pela circulação dos ventos e das correntes marítimas.

Translação: é um dos movimentos que a Terra realiza, ocorre quando o nosso planeta executa um deslocamento em torno do Sol de forma elíptica. O período no qual ocorre a aproximação da terra do sol é denominado de periélio, a distância entre os dois (Terra e Sol) é de aproximadamente 147. 500.000 km, em contrapartida, quando se encontram mais afastados (afélio) a distância é de aproximadamente 152.500.000 km. O movimento de translação, juntamente com a inclinação de 66º33’ no eixo de rotação da Terra, são responsáveis diretos pelo surgimento das estações do ano

Equinócio: dias em que os hemisférios recebem igualmente luz e calor

Solstício: dias em que a desigualdade no recebimento de luz e calor entre os hemisférios. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário